EDUCANDO
COM TECNOLOGIA – PROINFO INTEGRADO
NTE Taguatinga
Formador: Prof. Marcio Luiz Dias
SEDF
Débora Miques Oliveira
Projeto
Abuso e exploração sexual: como tratar o tema com
crianças e adolescentes
Orientação
Educacional
Escola
Classe 45 de Taguatinga
Taguatinga
Norte–DF
2015
Agradecimento,
Aos alunos e colegas
da EC 45 em Taguatinga,
Ao Professor formador
Márcio Luiz Dias, à equipe do NTE Taguatinga.
Obrigada
1-Identificação
Débora Miques Oliveira
2-Título
Abuso e exploração sexual: como tratar o tema com
crianças e adolescentes
3-Estrutura
curricular – Nível de ensino
Fundamental Inicial- Indicação: Educação Infantil e
Fundamental Inicial
Escola Classe 45 de Taguatinga.
4-Contextualização
e justificativa
O
abuso sexual contra crianças e adolescentes têm sido considerados um grave
problema, devido aos altos índices de incidência e às sérias consequências para
o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da vítima e de sua família. A
interação sexual pode incluir toques, carícias, sexo oral ou relações com
penetração (digital genital ou anal). Fora do ambiente familiar, o abuso sexual
pode ocorrer em situações nas quais crianças e adolescentes são envolvidos em
pornografia e exploração sexual, no entanto, a maioria dos abusos sexuais
cometidos contra crianças e adolescentes ocorrem dentro de casa e é perpetrado
por pessoas próximas, que desempenham papel de cuidador destas, isto inclui
madrastas, padrastos, tutores, meio irmãos, avós e até namorados ou companheiros
que morem junto com o pai ou a mãe. A literatura aponta que crianças ou
adolescentes podem desenvolver quadros de depressão, transtornos de ansiedade,
alimentares, hiperatividade e déficit de atenção e transtorno de personalidade.
A idade de início é bastante precoce,
sendo que a maioria se concentra entre os 5 e os 8 anos de idade. Estes
resultados são relevantes para o desenvolvimento de um projeto eficaz para prevenção desse abuso.
5-Objetivos – o
que o aluno poderá aprender com esta aula?
OBJETIVO GERAL
§ Conscientizar e prevenir o abuso e a exploração sexual contra crianças e
adolescentes identificando os conceitos de abuso sexual, perfil e o
comportamento do abusador.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
§ Propiciar atividades
lúdicas e significativas com os educandos despertando-os para o conhecimento
dos direitos da criança e do adolescente.
§ Estimular o
protagonismo infanto-juvenil formando agentes multiplicadores para o combate do
abuso e da exploração sexual contra crianças e adolescentes.
6-Duração
das atividades
Duração: 11 a 15 de Maio de 2015 (1 semana)
7-Estratégias
§ Elaboração do
Projeto.
§ Planejamento das
ações com a participação da direção, orientação educacional, coordenação
pedagógica e professores.
§ Divulgação para toda
a comunidade escola.
§ Organização do espaço
para a efetivação das oficinas.
§ Oficinas temáticas
realizadas com crianças e adolescentes do 1º ao 5º ano sobre o abuso e a
exploração sexual.
§ Debate e
sensibilização dos alunos sobre tema, a partir de atividades.
§ Elaboração de um
mural sobre o tema.
RECURSOS HUMANOS
Orientadora Educacional e professores da escola.
8-Recursos
materiais
Televisão,
aparelho de DVD, pen drive, desenho impresso para a confecção do mural,
lápis de escrever e lápis de colorir.
9-Avaliação
A avaliação se dará através das discussões/opiniões e na
realização da atividade.
10-Culminância
Caminhada pelas ruas da M Norte objetivando chamar
a atenção da comunidade para a problemática.
10-Referências
BRASIL, Estatuto da
Criança e do Adolescente/ Secretaria Especial dos Direitos Humanos;
Ministério da Educação, Assessoria de Comunicação Social. – Brasília: MEC, ACS,
2005.
DESLANDES, Suely Ferreira. Livro
das famílias: conversando sobre a vida e sobre os filhos. – Rio de
Janeiro: Ministério da Saúde/ Sociedade Brasileira de Pediatria, 2005.
ANEXOS
Vídeo:
FOTOS
Assistindo o vídeo:
Atividade:
Mural:
Informativo aos pais
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